Sala de Aula


GERENCIAMENTO DE CONFLITOS EM SALA DE AULA
Resolver conflitos é considerada uma capacidade social essencial para o alcance da paz e para poder levar uma vida útil, caracterizada por relações sólidas e sinceras. É um tema básico que deveria fazer parte de todo currículo educacional, no mesmo nível que as matemáticas ou as linguagens.
Em um mundo de diversidade cultural e ideológica, o conflito se mostra cada vez mais freqüente.
Na atualidade a diversidade é uma das principais fontes de conflito violento, situação que se agrava cada vez mais devido à falta de conhecimento e compreensão de alternativas para enfrentar a violência, assim como a uma capacidade limitada para viver com a diversidade.
A prática da tolerância pode ser bastante facilitada mediante o conhecimento de alternativas para enfrentar o conflito, desenvolvendo a capacidade para solucioná-lo de maneira não violenta, construtiva e justa.
A escola como um todo deve colocar objetivos pedagógicos para enfrentar o conflito. Para tal, os professores podem por em prática algumas destas estratégias, que não são receitas, não são únicas e não esgotam de modo algum as possibilidades de cada unidade escolar:
1.      Observar os alunos e investigar as causas mais freqüentes dos conflitos na instituição a fim de conhecer, por exemplo:
·         O porquê das rivalidades entre os grupos
·         A causa da dificuldade que têm alguns alunos para relacionar-se.
·         As razões pelas quais alguns estudantes são ameaçados ou discriminados, com uma agressividade gratuita.
2.      Incrementar diálogos entre os alunos e os professores. Para isto:
·         Criar situações problemas para provocar discussões com todo o grupo a fim de identificar o porquê destas situações de violência e de falta de tolerância que não lhes permite viver em paz em seu ambiente escolar.
·         Trabalhar muito com a expressão corporal o que possibilitará uma tomada de consciência da agressividade sem deixá-la aparecer.
·         Organizar listas de possíveis jogos para que todos possam compartilhá-los no tempo livre.
·         Apresentar filmes, histórias de violência, relatos verídicos de incidentes que aparecem na TV ou nos jornais e, em seguida, realizar reflexões sobre em que situações se pode ganhar e em quais somente se perde.
   Finalmente, deveríamos ter como meta a necessidade de educar as futuras gerações no manejo de conflitos, que é um dos grandes desafios da educação deste milênio.
 



Vera Lúcia Camara F. Zacharias é mestre em educação com vasta experiência na área educacional em geral, e na assessoria e capacitação de profissionais das mais diversas áreas.